quarta-feira, março 22, 2006

ZARA,seu destino é a gloria.


Comprar roupa em magazine?Um dos maiores fenômenos da moda dos dias de hoje é a cadeia de lojas espanhola, Zara.É incrível a velocidade com que um modelo de moda é criado, produzido e distribuído pelo mundo em um tempo recorde. A velocidade como estratégia – o “just in time” da moda. A primeira loja Zara foi aberta em 1975, na cidade de La Coruña; era uma pequena loja modesta que vendia lingerie. Em 1988, já com algumas pecinhas de moda, ela entra no mercado português com uma unidade na cidade do Porto, e em 1989 começa a sair da península Ibérica para invadir o mundo, com loja em Nova York e no ano seguinte em Paris.
Hoje em dia, a marca possui 200 funcionários só em seu time de criação, para conseguir responder imediatamente cada tendência que surge na moda. São novos artigos nas prateleiras duas vezes por semana! Em 2004, mais de 750 lojas Zara estavam espalhadas em 58 países.Um dos segredos está na logística: a Zara consegue distribuir produtos um dia depois do pedido ter sido feito pelas lojas da Europa, e dois dias depois no caso das unidades da Ásia e do continente americano (Brasil incluso). E não existem diferenças entre as linhas vendidas em cada um dos lugares – apesar das diferenças culturais, parece que a moda já é globalizada - pelo menos para os clientes da Zara.
fonte:zara e www.chic.com.br