sábado, março 25, 2006

os batisdores do mundo fashion.A fabricação do jeans.



F'abrica de jeans na China vira tema de documentário-protesto
O assunto é velho e sempre é alvo de matérias na imprensa e em congressos sobre direitos humanos. Mas pouca gente sabe como são realmente os bastidores das habituais Made in China impressas nas etiquetas dos jeans. É esse o assunto do documentário China blue, uma das estrelas do festival É tudo verdade, que começou em São Paulo e no Rio de Janeiro.A personagem principal é Jasmine, de 14 anos, que vem do interior e arruma um emprego para tirar as linhas soltas e cortar os excessos das costuras das calças jeans. É aí que ela começa a conhecer a rotina inumana de pessoas que trabalham 20 horas por dia para receber o equivalente a seis centavos de dólar por hora.
Peled, o diretor, mostra também o outro lado, entrevistando o dono da fábrica, que atende marcas como a Levi’s e a cadeia popular americana Wal Mart e acha que sua filosofia de trabalho é perfeita.Outros destaquesAlém de China blue, o É tudo verdade traz mais de cem filmes na sua programação, entre nacionais e internacionais, de assuntos diversos. Como: Briga de rua (sobre a eleição a prefeito de Newark, em Nova Jersey, e que foi indicado ao último Oscar), Os Budas gigantes (retratando a destruição das estátuas milenares no Afeganistão) e o novo de Evaldo Mocarzel (À margem do concreto).Fora da competição, a retrospectivas do alemão Werner Herzog e do brasileiro Jorge Bodanzky (incluindo sua clássica estréia com Iracema – Uma transa amazônica, de 1976, com Pereio no elenco e um ótimo shortinho com o logotipo da Coca-Cola no figurino), além de uma programação especial com documentários sobre terrorismo.
Quando e ondeO festival vai até o dia 02/04 em São Paulo e Rio de Janeiro e depois viaja para Brasília (04 a 16/04) e Campinas (24 a 30/04). Confira a programação completa no site oficial: www.itsalltrue.com.br/2006